segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Incêndio atinge a Cidade do Samba no Rio


RIO - A quase um mês do carnaval, um incêndio de grandes proporções atinge a Cidade do Samba, na Gamboa, na manhã desta segunda-feira. Os galpões da Portela, União da Ilha, Grande Rio e o da Liesa, que é uma espécie de museu do carnaval, estão atingidos pelas chamas. Os bombeiros dizem que o fogo está fora de controle.
Segundo vigilantes do prédio, pelo menos 60 pessoas estavam no local. Ainda não se sabe se há vítimas. A grande quantidade de material inflamável fez com que as chamas se espalhassem ainda mais rapidamente.
Por causa da enorme coluna de fumaça, que ultrapassa 500 metros de altura e pode ser vista até mesmo de Niterói, o trajeto dos aviões que seguem para o Aeroporto Santos Dumont sofre um desvio. O aeroporto, no entanto, opera normalmente. Os motoristas também já sentem os efeitos do incêndio. Deve-se evitar o Elevado da Perimetral. Por conta da curiosidade de quem passa pela via, o trânsito é lento no local.
Parte do telhado e da parede do barracão da Grande Rio já cedeu. Toda a área do entorno foi interditada, e bombeiros e ambulâncias chegam a todo momento. Segundo informações iniciais, seis carros e 90% das fantasias da escola foram destruídos.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio e onde ele teria começado. De acordo funcionários da Portela, o fogo teve início entre 7h e 7h30m no barracão da União da Ilha. Já funcionários da Ilha dizem que o fogo começou no primeiro barracão do quarto andar, que é o da Liesa. Ainda de acordo com eles, as labaredas desceram por um buraco, por onde passam as esculturas, e atingiu o carro da escola batizado de Aranha. No quarto, andar funcionam as costuras e as fantasias.
Um grupo de aderecistas que dormia no barracão da Portela conta que desceu as escadas correndo. No quarto andar, onde fica a escola, há fantasias da bateria, do segundo casal de mestre sala e porta-bandeira, além das baianas. Alguns funcionários das escolas já choram pela perda do material. Muitas pessoas reclamam do sistema de incêndio do local, que não funcionou.
A União da Ilha mudou de barracão este ano. A escola ocupava o barracão em que está a São Clemente, mas optou por mudar para o que estava a Viradouro, que foi rebaixada. O novo barracão teria uma infraestrutura melhor. Em 1999, a um mês do carnaval, a União da Ilha também foi atingida por um incêndio. A escola conseguiu reconstruir o enredo "Barbosa Lima, 102 anos do sobrinho do Brasil", e desfilar. Naquele ano, a agremiação terminou em décimo lugar.

Nenhum comentário: