segunda-feira, 21 de março de 2011

Especial Tetra - Comissão de Frente

















A conquista do tetracampeonato pela Imperatriz da Zona Norte é fruto de uma dedicação coletiva de dezenas de pessoas que durante todo o ano se dedicam para apresentar na avenida o melhor do nosso carnaval.

Para que a gente conheça um pouco de todo esse amor e essa dedicação, o Blog da Zona Norte vai fazer uma série especial de reportagens sobre os quesitos que deram um show na avenida e que são os alicerces do nosso Carnaval campeão.

Iniciamos contando um pouco da história da Comissão de Frente da Imperatriz que desde 2006, conta com a coordenação do grupo de teatro Máschara de Cruz Alta e tem encantado a cada ano com suas coreografias e o profissionalismo de seus integrantes. Segundo Cleber Lorenzoni um dos coreógrafos da Comissão de Frente o processo de criação inicia sempre em meados de janeiro do ano em disputa.

O grupo é formado por um misto de atores e bailarinos do grupo Máschara e conta sempre com a participação de integrantes da comunidade que segundo Lorenzoni são uma injeção de garra no processo criativo. A partir da definição do tema e da parte do enredo que será representada pela Comissão de Frente inicia a fase de criação do desenho e da movimentação o que sempre é feito em parceria por Cleber Lorenzoni e Gabriel Winck. 
Hoje o grupo tem carta branca pra criar a sua coreografia e opinar sobre fantasias e adereços que são usados pela Comissão de Frente.

Quem acha que o trabalho é fácil não sabe o tempo e a dedicação que precisa para que tudo fique com o padrão IMPERATRIZ. “São quase sete dias por semana de ensaios, não aceito apenas uma coreografia bem ensaiada, quero também expressão facial e alma na avenida. Como nem todos os integrantes são artistas da um pouco de trabalho até que fique interpretativa”, confessa o apaixonado coreógrafo.

Para Cleber e todos os integrantes do Grupo Máschara a emoção e o sentimento de dever cumprido não está somente na nota dos jurados e sim nas manifestações do público na avenida que sempre mostram o brilho nos olhos com a apresentação da Comissão de Frente. “Na verdade nossa alegria é por termos sido escolhidos pela Imperatriz para sermos a comissão de frente da escola. Costumo dizer que fazemos pensando antes da pontuação ou dos premios, no público, que é como agimos no nosso grupo de teatro e por isso suponho que tenha dado tão certo. Antes do Júri e da nota, vem toda a platéia sentada na avenida que pagou para ver algo que fique registrado em sua memória durante o ano inteiro. Claro que por estarmos tão ligados a escola vemos a garra com que se trabalha e por isso acreditamos que ser campeã tantas vezes é completamente merecedor. Finaliza.

 As Comissões de Frente do Máschara

2006 -  Os navegadores em busca de um mundo melhor
2007 - Casamento do Leão com a Imperatriz
2008 - Espanhóis e Portugueses
2009 – Cupidos do futebol
2010 - a serpente do paraíso e Adão e Eva
2011 – Círio de Nazaré



O Grupo Máschara
São 19 anos completados em Janeiro. Poderia dizer milhares de coisas, mas acredito que o mais importante é que assim como a Imperatriz da Zona Norte, nosso grupo tem uma historia de garra e de conquistas batalhadas. Para se fazer teatro no interior é preciso vencer um leão por dia. Lutar com a falta de apoio, com a descredibilidade das pessoas, com a ignorância. Mas o teatro vem conquistando seu espaço e espero que as pessoas que nos aconselham a irmos embora para centros maiores para fazermos sucesso, compreendam que fazemos teatro aqui por que acreditamos em nossa terra, fazemos por elas, para elas, e continuaremos fazendo, em troca pedimos apenas que assistam nossos espetáculos, aplaudam quando gostarem e critiquem quando não gostarem. A arte é maravilhosa exatamente por ser democrática. E uma cidade melhor é feita sim com cultura, com o brilho e a beleza do carnaval e da arte.

Cleber Lorenzoni
Diretor do Grupo Máschara

Nenhum comentário: